FIQUE POR DENTRO E ACOMPANHE TUDO NA DOTE

Você sabe como é feita a lavagem a seco?

A lavagem a seco  surgiu na França no século XIX após Jean-Baptiste Jolly derrubar acidentalmente uma lâmpada de querosene sobre uma toalha de mesa e notar que a mesma havia ficado mais limpa. Após esse acontecimento, ele foi desenvolvendo uma técnica de uso do produto e abriu a primeira casa de limpeza a seco.
O método de lavagem a seco teve sua popularização na década de 1950, por conta das novas tecnologias da época e dos novos produtos feitos para a lavagem. Esse tipo de lavagem é uma alternativa para a tradicional, já que possui um maior cuidado com as roupas para não correr o risco de prejudicar a malha e manter a sua estrutura.

A LAVAGEM A SECO É SECA MESMO?
Não, ela não é tão seca como diz o seu nome. A diferença da lavagem a seco para a lavagem tradicional, é que em vez de utilizar água, as roupas são lavadas com um solvente químico. Na lavagem comum, a água incha a fibra dos tecidos e existe o risco da roupa encolher ou deformar ao ser seca, o que não ocorre na lavagem a seco.


COMO É FEITO A LAVAGEM A SECO?
Antes de tudo, a roupa passa por uma inspeção para buscar manchas mais difíceis de serem retiradas. Para cada tipo de mancha, há um produto químico específico, ou seja, o produto químico utilizado para remover uma mancha de sangue, não é o mesmo para remover uma mancha de gordura. Constatada alguma mancha, o funcionário da lavanderia aplica a substância através de uma seringa e remove a mancha com a ajuda de pequenas pistolas de ar comprimido e vapor.
Depois, em uma máquina automática, a roupa é mergulhada no solvente, lavada e centrifugada.  Como a substância evapora com facilidade, não tem necessidade de ser estendida. Com a roupa ainda dentro da máquina, é acionado um sistema de ar quente que só será desligado quando as roupas estiverem completamente secas.
Após sair da máquina, a roupa passa por uma nova inspeção para ver se ainda possui manchas. Caso essas sejam constatadas, a peça volta para a primeira etapa, onde o funcionário aplica novamente uma específica substância sobre a mancha.
Se após a nova inspeção a peça for aprovada e não precisar refazer todo o processo de lavagem, ela é passada com ferro quente a vapor em uma tábua de passar especial que impede a umidade na roupa.
Com a roupa limpa e passada, só é preciso dobrar e embalar em uma máquina equipada com uma bobina de plástico que empacota tudo rapidamente. Esse processo todo é super rápido, possuindo apenas duração de 1 hora.

DICA DA DOTE LAVANDERIA
A lavagem a seco é perfeita para aquelas peças de roupa que precisam de um cuidado a mais ao serem lavadas. Aqui na DOTE LAVANDERIA trabalhamos para deixar sua roupa perfeita, sem que seja alterada a sua estrutura. Entre em contato  conosco e acompanhe as promoções, assim como a do mês dos pais.

Compartilhar:

Busca

Posts Recentes