FIQUE POR DENTRO E ACOMPANHE TUDO NA DOTE

Simbologia de lavagem e conservação de roupas

A simbologia de lavagem e conservação de roupas muitas vezes não é lida e, quando observada, nem sempre é compreendida. Com isso, a DOTE LAVANDERIA preparou algumas explicações para você conhecer os principais símbolos que vêm nas etiquetas de suas roupas.

Cada símbolo presente nas etiquetas contém informações relevantes para uma melhor conservação dos tecidos e para evitar desgastes dos mesmos. Nós, da DOTE LAVANDERIA, respeitamos cada indicação para que sua peça seja lavada e devolvida em perfeitas condições.

Essas representações podem não significar muita coisa para quem não tem o conhecimento, mas a partir do momento em que entendemos cada interpretação, saberemos que cuidar de nossas roupas é essencial.


SÍMBOLOS DE LAVAGEM:

O primeiro símbolo da figura que contém uma bacia e um “X” significa que o artigo não deve ser lavado ou quando estiver em estado úmido requer um tratamento delicado.
Logo abaixo, a bacia com uma mão indica que a lavagem da peça deve ser manual à temperatura máxima de 40ºC. Quando encontrarmos somente a imagem de um recipiente com água, o qual pode vir seguido de um traço ou não, podemos entender que a roupa pode ser lavada à mão ou à máquina. Atenção para a presença da barra abaixo do recipiente, a qual significa que se optar pela ação mecânica, ela deverá ser reduzida.

Os símbolos que contêm números representam, individualmente, a temperatura máxima da água durante a limpeza da peça. As três figuras indicam que a lavagem à máquina pode ser normal, bem como o enxágüe e a centrifugação das peças. E, quando, logo abaixo do desenho da bacia, notar a existência de um traço; redobre os cuidados durante a manutenção das roupas. Cada número indica a temperatura máxima em que a água deve ser utilizada e, nesses casos, a interseção mecânica deverá ser reduzida. Para o enxágüe, o ideal é que ocorra um decréscimo gradual da temperatura da água (resfriamento), enquanto a centrifugação deverá ocorrer de forma mais suave. Já as duas barrinhas abaixo da última imagem significam que o artigo não pode passar por torções.


LAVAGEM A SECO:
Os círculos representam a lavagem a seco. A letra “A” indica que é permitida a utilização de todos os tipos de solvente universal. O “F” limita o uso desses produtos, indicando o uso de hidrocarboneto. A letra “P” restringe a limpeza ao uso de percloretileno. E, quando o círculo aparecer com um “X”, esse tipo de lavagem não é recomendada.

 

 

SÍMBOLOS DE ALVEJAMENTO:
As formas triangulares indicam os cuidados com o alvejamento das peças. Triângulos sozinhos apresentam que o clareamento, através de qualquer alvejante, é permitido. A presença do “X”, cortando a figura, impede a ação desses produtos para o branqueamento das peças. As letras “Cl” representam o cloro, sugerindo a utilização de produtos que possuem esse componente e sejam diluídos em água fria para o clareamento das roupas.

SÍMBOLOS DE SECAGEM:
O traço horizontal no meio do quadrado indica que a peça deverá ser estendida nesse sentido durante a sua secagem. As três barras verticais permitem a organização das peças para que sejam secas por gotejamento.

A presença de uma curva na parte superior do quadrado sugere que a melhor forma para secar a peça é estendendo-a no varal. Quando visualizar círculos inscritos nos quadros a intervenção mecânica é permitida, a não ser quando a imagem apresentar um “X” que restringe essa utilização. O ponto preto dentro do círculo estabelece que a secagem seja feita à temperatura mínima, enquanto dois pontinhos recomendam que o processo ocorra no ciclo normal das máquinas à temperatura máxima.

SÍMBOLOS DE PASSADORIA:
Fique de olho nos “pontinhos” dentro dos ferrinhos das etiquetas. Um revela que a peça deve ser passada à baixa temperatura (no máximo 100ºC). Dois indicam que a base do ferro deve estar em temperatura média (próxima aos 150ºC). A temperatura máxima (200ºC) é permitida somente quando existirem três bolinhas na imagem. O “X” é sempre uma imagem de negação, a qual indica que a peça não pode ser passada.

ANOTE A DICA:
Esses símbolos auxiliam no processo de manutenção de artigos do vestuário, cama, mesa e banho e se você respeitá-los, manterá a qualidade e aparência de suas peças, além de diminuir os riscos de perder aquela camisa preferida por uma lavagem mal feita.


R. Azevedo Soares, 1508 | Tatuapé
(11) 2225.2610 | 2225.2876
Whats: (11) 97444.0607 

R. Euclides Pacheco, 1370 | Hortifruti “Oba” Tatuapé
(11) 2942.8934 | tel:20933957
Whats: (11) 999792019 

Compartilhar:

Busca

Posts Recentes